Filosofino

Filosofino por Estela Santos

FILOSOFINO é um projeto multimídia que soma a música rimada ao som de batidas regionais e experimentais, se apropriando da poesia marginal com características de rap, cordel e embolada. Realizando intervenções visuais baseadas em estéticas afro, futurismo e cyberpunk. O som do Filosofino é provocativo ao incitar reflexões norteadas por temáticas filosóficas, sociais e culturais.

O EP INVASÃO nasceu na energia da representatividade das raizes afro no contexto de marginalização e virtualização do sujeito urbano, tudo isso invoca a força do afrofuturismo e até um pouco de cyberpunk.

ENTREVISTA(…)

José Caetano, 27 anos. Componho e escrevo poesia desde 2010, mas comecei a me arriscar na poesia marginal acerca de um ano. Desenho tirinhas e ilustrações desde 2012, tenho uma página chamada As dúvidas de Filosofino, onde o personagem principal (Filosofino) é um questionador do sistema e do mundo. Na música percebi que minhas questões existenciais e sociais eram colocadas em pauta em tom de questionamento e manifesto, daí o nome do projeto retomou o Filosofino. Gosto de entrelaçar a música com as artes visuais de forma que as estéticas dialoguem.

Soundcloud: https://soundcloud.com/filosofino
Facebook: https://www.facebook.com/SomdoFilosofino/
Instagram: https://www.instagram.com/filosofino/?hl=pt-br
Spotify: https://open.spotify.com/album/17HvSRQZrRKZ5bNR3um7u3
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCzqvAISevUOqxsKLmbT44Qw?view_as=subscriber