Rieg

Embalado pelo trip hop e recheado de referências visuais, conheça o trio Rieg

Formado pelo americano e alemão  Rieg R (voz/sampler/synth), Daniel Jesi (baixo) e Nildo Gonzalez (bateria), o trio de trip-hop Rieg lançou seu disco de estreia, o enigmático 12:00 ouça aqui, em Março de 2018.

Despontando como um dos nomes mais interessantes da recente cena musical paraibana – a banda foi criada em João Pessoa, em 2010 -, a Rieg já se apresentou em diferentes palcos Brasil afora, como nos festivais SIM SP (SP), Picnik (DF), Febre (SP), Festival Mundo (PB), Grito Rock (PE), Dia da Música (SP), UIVO (SP/PE), Fete De La Musique e Transpira (PI).

O trio possui uma discografia composta por 5 EPs e 1 álbum conceitual. Em todos eles a Rieg traz uma temática específica, não apenas em suas composições ou na sonoridade retrofuturista calcada no trip-hop e no pop experimental,mas em todo seu visual, apostando numa vibe oitentista das TVs analógicas e todo o clima lo-fi que abraça essa linguagem.

Em 12:00 a Rieg conta a história de um rapaz que tem de lidar com algumas verdades sobre seu falecido pai após encontrar no porão de sua casa fitas VHS escondidas. Cada música representa uma cena dos filmes que estão ligados à neurose do pai, provocando assim um jogo de recortes. Estas colagens, que compõem o que a banda chama de “sample visual”, deram origem ao segundo lançamento da banda em 2018, o filme Rieg 12:00 – veja o filme aqui.

A partir de filmagens aleatórias obtidas pelo vocalista Rieg em fóruns da deep web, o trio também produziu cenas inéditas – entre as quais, músicas do disco sendo reproduzidas ao vivo com a banda em ação – e juntou tudo isso num formato próximo ao de uma ópera rock, na qual a história do protagonista e as lembranças de seu pai são narradas por meio de diversas imagens e tempos visuais.

“Acho que nossa principal inspiração é brincar com essa ressignificação de recortes, essa ideia causada pelos vídeos antigos, feitos numa outra época, sob outras perspectivas, mas que olhamos com os olhos de hoje. É tirar desse anacronismo um estranhamento e a partir daí juntar essas imagens como quisermos”, reflete Rieg R. sobre os processos criativos por trás dos atuais projetos da banda.

RIEG

Site Oficial
Facebook

InstagramYoutube
Soundcloud
Spotify
Deezer
iTunes